Estudo de caso em UX

Este case de UX é resultado de um estudo
da Universidade Belas Artes, em Junho e Julho de 2020

O tema que nossa equipe recebeu como estudo de caso foi a Mobilidade Urbana na cidade de São Paulo. Um problema muito abrangente e complexo, por ser de ordem estrutural e governamental, e que sofremos todos os dias com superlotações e problemas nos transportes públicos, congestionamentos nas principais vias e acessos, correndo o risco de chegar atrasado aos compromissos.

Por ser um desafio que a maioria dos habitantes da cidade de São Paulo enfrenta, pesquisamos os maiores pontos de dor, sua magnitude e a frequência de cada ponto do problema e percebemos que há tempos, muitos produtos e projetos estruturais foram elaborados, mas não saíram do papel, com isso, pensamos em desenvolver um produto para facilitar e principalmente, melhorar a experiência do usuário com recursos que já estivessem disponíveis em suas realidades.

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About Carona Solidária

Discovery

A nossa descoberta começou através de pesquisas, reportagens e entrevistas e, com isso, percebemos que o problema maior na Mobilidade Urbana é estrutural e governamental e com uma abrangência muito grande. Percebemos também que esse problema permeia toda a cidade de São Paulo.

Com essas informações adquiridas, pensamos em desenvolver um produto para melhorar e facilitar a experiência dos usuários em relação à Mobilidade Urbana na cidade de São Paulo.

Nossa primeira ideia foi desenvolver um produto de Carona Solidária, porque, mais uma vez ressaltando, o maior problema é estrutural, e em um de nossos estudos, descobrimos que 7 em cada 10 paulistanos utilizam produtos de Mobilidade.

Analisamos também que muitos produtos de mobilidade já estão no mercado e, que, para criar mais um, teríamos que fornecer um diferencial muito grande e agregar valores e importância nas experiências dos usuários. Com isso, pensamos em desenvolver um feature de Carona Solidária para o WhatsApp, que hoje é o aplicativo mais utilizado no Brasil, com o intuito de melhorar e facilitar as experiências buscamos recursos que já estivessem disponíveis em suas realidades.

Com esse feature no WhatsApp, a maior entrega de valor que pensamos é melhorar e facilitar as experiências dos usuários, que poderão compartilhar caronas com toda sua rede de contatos registrados, não precisarão procurar outro serviço e não terão custos obrigatórios.





THE PROGRESS

Desk Research

Durante as nossas pesquisas de mesa, procuramos entender sobre o contexto dos usuários, para promover melhores experiências, para oferecer o feature de Carona Solidária no WhatsApp.

Observamos que muitos Usuários se deslocam todos os dias para bairros ou cidades diferentes de seu local de residência e compartilham a região de residência e a região de deslocamento com pelo menos um outro respondente.

Em nossas pesquisas procuramos descobrir:

  • Qual é o perfil dos usuários;
  • Quais são as maiores dores em relação à mobilidade urbana;
  • A magnitude e a frequência das experiências dos usuários;
  • A importância do feature de Carona Solidária para todos os usuários primários e secundários.
  • Principais Insights

    Para entender a complexidade das experiências dos usuários, precisamos pesquisar e separar as principais informações para oferecer um produto de qualidade e gerar valores a todos. No entanto, há outros fatores de extrema importância que devem ser analizados. São eles:

  • Falta de educação de muitos usuários de transportes públicos;
  • Aumento das frotas de ônibus e linhas de metrô;
  • Insegurança nos transportes públicos e em alguns produtos de mobilidade;
  • Melhoria nos transporte público;
  • Congestionamento;
  • Melhoria nas condições das vias públicas e na gestão do trânsito.


  • Pain Points

    Congestionamento

    Em tempos de longos engarrafamentos, devemos pensar em boas alternativas para que o trânsito melhore e possamos nos locomover e chegar aos nossos destinos. Muitas pesquisas indicam que aqui no Brasil os carros costumam andar apenas com o motorista, provocando o aumento da poluição do ar e da quantidade de carros nas ruas.

    Estima-se que 95% dos carros que circulam nas grandes cidades, nas grandes capitais brasileiras tenham apenas o motorista como ocupante. E que em casas onde existem 3 adultos que possuam a carteira de motorista, todos os 3 têm carro e saem ao mesmo tempo com seus veículos.

    Problemas de todos os dias

    Diante de tantos problemas estruturais e governamentais, que há muito tempo se buscam soluções para o problema da mobilidade urbana na cidade de São Paulo, as frotas dos transportes públicos não estão suportando o crescimento de sua população, que está aumentando a cada dia.

    Em muitos lugares, é difícil o acesso aos transportes públicos como ônibus e metrô, que ficam mais cheios a cada dia, e provoca uma grande interrogação em quem precisa sair de casa para diversos compromissos: ir de transporte público e correr o risco de ficar em pé e apertado ou ir no conforto do carro, conversando com os amigos e escutando a música que gosta, sem ser importunado por tantas pessoas?

    Pesquisa mostra falta de segurança em relação ao assédio sexual

    Numa escala de 1 a 10, em que 1 equivale a péssimo e 10 equivale a excelente, a segurança em relação ao assédio sexual nos ônibus municipais recebeu nota 2,6 — o pior resultado entre todos os aspectos relacionados a esse meio de transporte que foram avaliados pela mais recente edição da Pesquisa de Mobilidade Urbana da Rede Nossa São Paulo e do Cidade dos Sonhos. Impressionantes 62% dos usuários de ônibus municipais ouvidos pelo IBOPE Inteligência deram notas 1 e 2 neste quesito.

    Conhecendo A Carona Solidária

    Uma campanha que começou nos Estados Unidos começou a ganhar a cara e o jeito brasileiros. A chamada Carona
    Solidária, que é basicamente o que o nome fala, uma carona oferecida para quem está indo para o mesmo lugar ou para a mesma direção.

    Um dos pontos fortes dessa campanha é que se você se juntar a mais quatro amigos ou familiares que também tenham carros e precisam ir para o mesmo local ou para as redondezas, você só usará seu carro uma vez por semana. Afinal, na segunda você vai dirigindo, na terça entra em ação um dos seus amigos, na quarta outro, na quinta mais um e na sexta o último. Na semana seguinte, recomeça o rodízio.




    Segundo pesquisas, em uma cidade como São Paulo, que têm mais de 8 milhões de carros circulando, se essa campanha acontecer, 40 milhões de pessoas se locomoverão dentro da cidade. Isso é um verdadeiro sonho para os engenheiros de trânsito paulistanos.

    O exemplo dado foi da maior cidade brasileira, mas essa carona pode e deve acontecer em todos os locais do país. Veja o exemplo dos alunos da Universidade Federal do Ceará, a UFC. Eles se reuniram através de uma rede social, o Facebook, criaram um grupo e lá compartilham quem oferece a carona e quem precisa dela.

    Esse exemplo, além de ser super solidário, é extremamente amistoso, fazendo com que os alunos conheçam seus colegas. Essa atitude deveria ser seguida nos escritórios e em outras faculdades, assim teríamos um número reduzido de carros rodando pelas cidades.

    Entrevistas com os Usuários

    Em nossas entrevistas, encontramos dois perfis de personas: o do Thiago Dias Bosso, 37 anos, solteiro e administrador. Ele comentou que gosta muito de compartilhar experiências agradáveis com seus amigos e familiares e que fica muito estressado, porque gasta muito tempo no trânsito sozinho. E o da Agatha Sian de Oliveira, 23 anos, solteira e vendedora. Ela comentou que sabe que é difícil, mas gostaria de encontrar um trabalho mais perto de sua residência, porque gasta muito tempo no trânsito e se sente insegura no trajeto utilizando os transportes públicos.

    Personas

    Teste de Usabilidade

    Em nossos testes, começamos explicando que o produto Carona Solidária vai ser um feature para o WhatsApp. Um dos maiores problemas foi quando percebemos que os usuários estavam sentindo a diferença entre as interfaces dos sistemas iOS e Android, com isso, analisamos que tinham dificuldades em encontrar o feature Carona Solidária. Com esse aprendizado, desenvolvemos as interfaces para os dois sistemas, e observamos a satisfação e menos dúvidas dos usuários.

    Com essas microinterações e feedbacks, encontramos respostas e estímulos como uma forma de avaliação, para desenvolver os protótipos em alta fidelidade.

    Algumas perguntas dos usuários primários depois de realizar Testes A/B e Testes de Usabilidade e de Guerrilha.

    “Os usuários desse feature de Carona Solidária serão a nossa própria rede de contatos?”


    “Por ser uma Carona Solidária, vamos poder, de alguma forma ou de outra, contribuir com uma ajuda financeira, como compartilhar as despesas com o motorista de combustível ou estacionamento?”


    “Com esse feature poderemos monitorar a frequência dos percursos mais utilizados pelos usuários, nossos contatos mais próximos, para deixarmos horários e percursos marcados e agendados?”


    Proposta de Valor

    Depois de nossos estudos e pesquisas, começamos a entender os maiores Pain Points das experiências dos usuários em relação à Mobilidade Urbana na cidade de São Paulo. Isso foi essencial para iniciar a resolução dos problemas e gerar os valores que vamos entregar. São eles:

  • Resolver parte deste problema, que ajudará inúmeras pessoas;
  • Priorizarmos os recursos que já estão disponíveis na realidade dos usuários;
  • Colaborar para um menor congestionamento;
  • Maior comodidade e segurança, proporcionando economia, com despesas compartilhadas e a possibilidade de alterar os automóveis dos usuários.
  • Wireframes e
    Arquitetura de Informação

    O aplicativo WhatsApp é utilizado por 93% dos usuários. Para facilitar a experiência do usuário, tornamos a navegação mais agradável, fluida e objetiva do feature Carona Solidária, utilizando os mesmos elementos e cores do app.

    A ideia aqui é que o feature possa se adequar às necessidades e aos perfis desses usuários, possibilitando oferecer o melhor serviço antes, durante e depois da experiência.



    Dessa maneira, o fluxo principal consiste em:

  • Lista de usuários conectados e disponíveis;
  • Informações da localidade dos usuários;
  • Possibilidade de pedir ou dar carona;
  • Acompanhar o percurso pelo mapa;
  • Compartilhar as despesas;


  • O importante é permitir que o usuário viva situações agradáveis em sua experiência com o feature Carona Solidária.

    Protótipo



    Fora da Casinha

    Esse projeto foi desenvolvido por três cabeças.
    Conheça um pouco do nosso time:


    Flávio de Oliveira

    Designer sênior de UX | Thinking | Graphic | Profissional especializado em Desenvolvimento e Criação de Produtos e interfaces digitais, desde estudos, pesquisas de mercado e tendências até concepções de ideias com personas, coletando combinações de dados reais, para uma melhor experiência do usuário e melhor processo de desenvolvimento de produtos.

    Por ser uma pessoa evolutiva, busco alcançar os melhores objetivos nos campos profissional e pessoal e melhorar
    minhas Soft Skills.

    linkedin.com/in/fdgrafico


    Soraya Massad Bringhenti

    Atualmente Designer autônoma e dona do estúdio criativo Bizarro Labs, entusiasta e migrando para a área de UX/UI, consciente de que eu não sou meu usuário.

    linkedin.com/in/sorayambv


    Vanessa Ferreira

    Designer Gráfico Sênior - profissional especializada em desenvolvimento, criação e diagramação.

    À busca de agregar uma melhor experiência do usuário.

    Me mantenho sempre atualizada na área realizando cursos. Além disto, estou em permanente contato com profissionais.

    Adquirir conhecimento é algo primordial para a minha carreira profissional e minha satisfação pessoal.

    linkedin.com/in/vanessa-ferreira







    Tornar o simples em complicado é fácil, tornar o complicado em simples é criatividade.