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About Saúde Online

Discovery

O Saúde Online foi idealizado e pensado nas dores das experiências dos usuários. Com a junção dos requisitos,
comecei a planejar e a executar a Discovery do problema. Pesquisas foram realizadas com usuários para descobrir a magnitude e a frequência da procura pelos serviços relacionados à área de saúde. Tudo isso analisado para começar a desenvolver esse produto.

Por esses motivos, o Saúde Online é um produto que facilitará a todos, prestando ao usuário uma experiência de um atendimento muito mais rápido e eficaz, com um sistema de médicos e laboratórios cadastrados, em que se pode agendar consultas presenciais e por TeleMedicina, assim como exames médicos, para as pessoas com ou sem plano de saúde.

Pensando em usuários que necessitam de cuidados especiais, adicionei um serviço chamado HelpSaúde, um relógio inteligente com um botão de emergência.





Objetivos

Esse produto foi desenvolvido com o intuito de facilitar o agendamento de consultas e exames médicos. Além
de oferecer consultas presenciais, esse produto também oferece a TeleMedicina, tudo isso para beneficiários de planos de saúde ou para pessoas que não têm esse benefício, assim como para pessoas que foram desligadas de suas empresas e pessoas de baixa renda.

Um dos principais objetivos desse projeto foi entender a magnitude (força) de um problema que é a mobilidade. Em uma crise de saúde (pandemia), os usuários ficam com medo de sair de casa até para fazer o monitoramento da saúde. Os mais atingidos por esse desafio são usuários com mobilidade reduzida, idosos, PCD e etc.

Esse produto também foi pensado na experiência do usuário compromissado com seu trabalho e seus deveres, podendo contar com a TeleMedicina em um horário de almoço ou mesmo evitando o tempo indisponível.





TeleMedicina

A TeleMedicina é um processo avançado para monitoramento de pacientes, troca de informações médicas e
análise de resultados de diferentes exames. Estes exames são avaliados e entregues de forma digital, dando apoio para a medicina tradicional.

Desde seu início, na década de 1950, a TeleMedicina mudou e avançou muito. Antes, poucos hospitais utilizavam televisões para chegar a pacientes em locais remotos. Mas com o avanço dos meios de comunicação, o contato entre médico e paciente ou entre os profissionais de saúde ficou mais simples e prático: a relação e a troca de informações foi ampliada com o telefone fixo, depois com os celulares, e se tornou ainda mais rápida com a internet.

Computadores, tablets e smartphones facilitam as videoconferências e o avanço da Inteligência Artificial (IA) leva conhecimento ao alcance de todos.





HelpSaúde

O usuário pode adquirir o serviço Help Saúde, que é um relógio inteligente com um botão de emergência, destinado a usuários que necessitam de cuidados especiais, que moram ou vivem sozinhos, com dificuldade de locomoção. Em casos de queda ou emergência, o serviço avisará as pessoas escolhidas pelo usuário com uma chamada no celular, com uma mensagem e com a informação da localidade pelo aplicativo.





Processo

Para desenvolver esse projeto, optei por adotar um processo que passo por duas fases: o discovery e o delivery. A ideia nesse case foi aprofundar no discovery, nas fases de entender, explorar, idealizar e materializar a solução desenvolvida. Dessa maneira, é possível fazer um deep dive nos pain points e nas soluções desenvolvidas, de forma a criar um produto que contemple toda a experiência do usuário.

Pain Points

  • Dificuldade de mobilidade em relação à localidade dos consultórios ou das clínicas médicas (...)
  • Dificuldade de mobilidade das pessoas com mais idade ou PCD
  • Muitas pessoas com baixa renda procuram médicos de baixo custo porque estão insatisfeitas com a demora do atendimento do SUS
  • Alguns planos de saúde não têm cobertura para certos procedimentos médicos, por isso, muitas pessoas sentem a necessidade de procurar um atendimento particular
  • Principais
    Insights

    Segundo o levantamento, 38,5% dos entrevistados sem plano de saúde não souberam precisar com que frequência utilizam a rede pública de saúde. Eles manifestaram insatisfação em relação ao SUS, sobretudo quanto à demora no tempo de atendimento.

    Entre os entrevistados, R$ 439,54 é o valor mensal médio que o brasileiro paga pelo plano de saúde. Dos que têm convênio privado, 42,2% disseram pagar do próprio bolso na situação de o plano de saúde não cobrir totalmente ou parcialmente as despesas necessárias.

    Proposta de Valor

    Depois das pesquisas com os usuários, percebi a magnitude e a importância de entregar um produto para facilitar suas experiências na área da saúde.

    Para resolver esses problemas, eu criei serviços para gerar valores. São eles:

  • Criar um produto que facilite e proporcione soluções para o usuário em relação
    à área da saúde
  • Facilitar o usuário com dificuldades de mobilidade, criando serviços de consultas online
  • Um produto para usuários de planos de saúde e para usuários que encontram dificuldades de demora no SUS, com serviços de baixo custo e promoções







  • Wireframes e
    Arquitetura de Informação

    Para organizar toda a estrutura e os segmentos que o usuário terá em sua experiência, foi necessário fazer Loop de Feedbacks para entender melhor todos os problemas de usabilidade. Após essa etapa, coletei as principais insights, para executar o fluxograma, onde organizei todas as ramificações do produto, estruturei a jornada do usuário para ter o mapeamento do projeto como um todo.

    Para validar as insights, criei os wireframes do produto para facilitar o processo de decisão do usuário, deixando a navegação mais simples e intuitiva



    Dessa maneira, o fluxo principal consiste em:

  • Agendamento de consultas e exames médicos
  • Consultas por TeleMedicina ou presenciais (...)
  • Os mesmos médicos para as pessoas com ou sem plano de saúde
  • Uma divisão de serviços facilitando encontrar seus prontuários médicos, dicas de saúde e pedidos de reembolsos
  • Notificações para os usuários do produto com informações de seus agendamentos, de suas consultas médicas, disponibilizando arquivos de suas receitas e pedidos médicos e as informações disponibilizadas pelos médicos
  • Páginas com informações sobre o produto, sugestão de melhorias, troca de senha e etc
  • Design

    Criei um layout pensando em facilitar a experiência do usuário, procurando ser atualizado e moderno. Ao mesmo tempo, tentei deixa-lo com elementos visíveis e intuitivos. Para facilitar o processo de decisão e diminuindo os pontos de dúvidas do usuário, criei uma experiência agradável e satisfatória, com um visual e cores adequadas com o contexto da saúde.

    Procurei demonstrar empatia com a situação do usuário. O mundo está em constante mudança. A tecnologia então... sempre mudando. O que é uma boa prática hoje, pode não ser mais amanhã, ou ainda, o público do produto pode estar mudando, por isso, criei um layout com menos elementos para facilitar a leitura de usuários idosos. E a tecnologia é cada vez mais frequente e auxilia na melhoria da qualidade de vida das pessoas. Dessa forma, é fundamental que as orientações de usabilidade e a utilização dos recursos estejam adaptadas ao usuário.





    Próximos Passos

  • Fazer testes com o protótipo para concentrar as soluções e entender os principais problemas de usabilidade
  • Conferir o Mapa de Navegação, esse artefato descreve a estrutura dos elementos da interface com o usuário no produto, com seus possíveis caminhos de navegação
  • Criar microinteração e feedbacks para encontrar respostas oferecidas a estímulos como uma forma de avaliação, para desenvolver um protótipo em alta fidelidade
  • Testar o protótipo de alta fidelidade
  • Finalizar as interfaces
  • Acompanhar desenvolvimento e implementação
  • Conclusão

    Depois de realizar alguns testes, eu consegui atingir uma experiência de valor ao produto. Disponibilizei um conteúdo onde o usuário consegue entender o diferencial da TeleMedicina e também a possibilidade de agendar consultas com seus médicos favoritos e agendar exames médicos com laboratórios credenciados ao produto. Porém, alguns pontos de melhorias foram detectados para a evolução do produto, como a implantação de serviços, os usuários vão poder deixar os médicos de sua preferência cadastrados em favoritos, reembolsos de consultas médicas e, até mesmo, ter sempre o prontuário do usuário para um acompanhamento médico.

    Faça o teu melhor, na condição que você tem, enquanto você não tem condições melhores, para fazer melhor ainda!